domingo, 15 de fevereiro de 2009

MAIS FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA

Ainda lendo este livro, vejo que ele é um excelente começo para quem não tem muito interesse em futebol. Os fatos que Galeano descreve muitas vezes jamais ouvimos falar, e às vezes nem acreditamos. Tais acontecimentos viram motivos para lermos um livro de um assunto tão específico, pois geram uma tremenda curiosidade nos leigos. Assim são os dois trechos que vou escrever abaixo deste livro. Sensacionais.


"Em 1891 o árbitro entrou pela primeira vez em campo, usando um apito; marcou o primeiro pênalti da história e caminhando doze passos assinalou o lugar da cobrança. Fazia muito tempo que a imprensa britânica vinha fazendo campanha a favor do penalti. Era preciso proteger os jogadores na boca do gol, que era cenário de chacinas. A Gazeta de Westminster havia publicado uma impressionante lista de jogadores mortos e de ossos quebrados."


"(...)para os nazistas, o futebol era uma questão de Estado. Um monumento lembra, na Ucrânia, os jogadores do Dínamo de Kiev de 1942. Em plena ocupação alemã, eles cometeram a loucura de derrotar uma seleção de Hitler no estádio local. Tinham sido avisados:

- Se ganharem, morrem.

Entraram resignados a perder, tremendo de medo e de fome, mas não puderam aguentar a vontade de ser dignos. Os onze foram fuzilados vestidos com as camisas, no alto de um barranco, quando terminou a partida."



Voltaremos.

Nenhum comentário: