terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA

É este o título de um dos livros mais memoráveis do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e que procurei para ler novamente. Na primeira vez que o tentei, ele se misturou com outros compromissos do dia-a-dia e acabou sendo deixado de lado, para meu desgosto. Mas hoje comecei a lê-lo novamente e achei muito melhor do que na primeira vez.

A ótica em que ele assiste futebol e o descreve é a de um torcedor sul-americano, com direito a todo aquele cenário trágico e fanático, transformando o esporte às vezes em um palco de teatro, e outras em uma trincheira. Ergue monumentos à dribles e amaldiçoa esquemas táticos que inibem o bom futebol. Pra continuar este texto, vou por um trecho deste livro que catei entre as páginas que já li. Dica de leitura! Tomara que gostem...

Um abraço!

"(...)Foi um ataque demolidor. Quando as hostes locais invadiram o território inimigo, nosso aríete abriu uma brecha no flanco mais vulnerável da muralha defensiva e se infiltrou até a zona de perigo. O artilheiro recebeu o projétil, com uma manobra hábil colocou-se em posição de tiro, preparou o arremate e culminou a ofensiva disparando o canhonaço que aniquilou o guardião. Então o guardião vencido, custódio do bastião que parecia inexpugnável, caiu de joelhos com a cara entre as mãos, enquanto o verdugo que o havia fuzilado levantava os braços perante a multidão que o ovacionava."

Nenhum comentário: